Praticar Yoga é descobrir os próprios limites, ampliá-los e ser capaz de relaxar no ser que você é !
Patanjali escreveu há 2.500 anos, o Yoga-sutra:"chitta-vrtti-nirodhah" - cessação dos tumultos da mente.
Centrar os próprios pensamentos, concentrar-se em si mesmo ou meditar profundamente.
Vale muito lembrar ou relembrar que de acordo com o primeiro texto de Yoga, Patanjali descreve os "caminhos":
Yama e Niyama
Yama é uma restrição moral que dita não apenas nossos atos, mas também nossas palavras e pensamentos. Exerce grande poder e requer vigilância, afinal VIVER o MOMENTO é estar 100% envolvido em ações, palavras, pensamentos e emoçoes.
Niyama
Preceitos...O niyama incorpora a disciplina a nossos atos e condutas e também à atitude que temos para conosco, com nós mesmos.
Yama: Ahimsa, Satya, Asteya, Brahmacharya, Aparigraha;
Niyama: Saucha, Santosha, Tapas, Swadhyaya, Ishvarapranidhana.Relembre algum momento da sua vida!!
-Satya = Tem a ver com ser autêntico, inclui a noção de comunicação apropriada - conduzindo a própria vida com honestidade nas atitudes, pensamentos e intenções. É importante avaliar a condição em que se encontra a cada dia antes de praticar uma postura difícil (ásanas) para não se forçar a ultrapassar os limites físicos. Agir de acordo com as próprias crenças.
-Santosha = Este preceito nos fornece a oportunidade de cultivar o sentimento de satisfação e de gratidão pelo que temos. Também incentiva a adoção de uma atitude positiva para com aquilo que não temos. No entanto, embora seja inegável o benefíciode se ver o lado positivo das coisas e se conformar com uma situação indesejável, este preceito não é para ser usado como desculpa para a pessoa não dar-se ao trabalho de fazer algo pra mudá-la.
Então o que está esperando para praticar YOGA como a essência real de VIVER!!
Feliz 2012!!!
Namastê _/\_
Nenhum comentário:
Postar um comentário