terça-feira, 23 de agosto de 2011

Hatha Yoga e Vinyasa Yoga : União Plena !


 União Plena !!

Especialmente nas culturas ocidentais, quando alguém ouve a palavra "Yoga", pensa-se logo nas posturas de Hatha Yoga, que as pessoas cada vez mais estão aprendendo e praticando.
"Yoga" vem do Sanscrito yuj, que significa "unir".
Yoga significa finalmente unir a alma com Deus. (qualquer que seja o "Deus" que você carrega dentro de si).

Caminhos do Yoga: Existem diversos caminhos que levam ao mesmo destino da auto-ralização. Logo existem diversas práticas espirituais e caminhos do Yoga para adaptar-se às diferentes aptidões e habilidades dos praticantes. Yoga é uma análise sistemática do ser-humano e sua mente. Ela não possui uma ligação direta e indispensável com qualquer religião em particular. A prática do Yoga torna um homen mais religioso em sua própria religião.

Lembre-se que a natureza é plena. Que sua verdadeira essência é a porta da felicidade. Natureza do universo, seu coração tranquilo como sua mente permitirão a evolução e a uma vida de paz e serenidade.
Cuide de sua saúde: física, mental e espiritual. Reenergizando sua vida.
Pratique aulas de Yoga, respire suavemente pelas narinas, explore o universo ao seu redor, mas observe suas sensações, emoções e pensamentos.


HATHA YOGA

Hatha Yoga é uma forma de ioga pré-clássico. A expressão Hatha Yoga poderia ser traduzida, dividindo-se as sílabas, nas palavras "ha" (sol) e "tha" (lua), cujo significado é atribuído à busca do equilíbrio das forças solar e lunar, masculina e feminina como objetivo final dessa prática.

O Hatha Yoga uniu a idéia tântrica do corpo como templo da divindade com a visão vedântica de que tudo que existe é a expressão do Ser, que é criador e agente material da criação. Dá muita importância à prática das purificações (shat karma), mas também leva em conta seus aspectos sutis, como o despertar da energia potencial (kundaliní), técnicas de percepção do som supersutil interior (nada), a absorção final da atenção na realidade transcendental (laya) e a iluminação (samádhi).

Assim como as demais escolas de yoga, visa transcender a consciência, mas a metodologia utilizada é baseada no fortalecimento do físico. Os ásanas devem ser praticados com consciência e foco nos objetivos do Hatha Yoga, respeitando os limites do corpo e buscando alcançar o relaxamento.

SAUDAÇÃO A LUA - Chandra Namaskara

"Como tudo é formado por água (o ser humano por aproximadamente 70%) somos afetados pelas fases da lua. A energia da lua cheia corresponde ao final da inspiração quando a força prana é máxima. É uma força expansiva e direcionada para cima, que nos faz sentir energéticos e emotivos, mas não muito aterrados. A lua nova corresponde ao final da inspiração, quando a força apana é mais forte. Apana é a força de contração, direcionada para baixo que nos faz sentir calmos e aterrados, mas densos e aversos ao esforço físico” _ Tim Miller.

Através da prática Chandra Namaskar poderemos nos conectar com a energia lunar, feminina e suas variações, como os ciclos da natureza e suas influências no plano físico e mental.


VINYASA YOGA

Vinyasa, foi pensada como uma prática muito exigente em seu caráter físico, que pode ser bem sucedida em canalizar a hiperatividade dos jovens. Este sistema pode também ser usado para ajudar a acalmar o fluxo de pensamentos na mente, reduzindo o estresse e ensinando personalidades extrovertidas a se tornarem mais introvertidas para consciência dos seus corpos e manutenção do foco durante suas práticas.

Este sistema de yoga é caracterizado pela concentração na respiração pranayama sincronizada com movimentos e posturas ásanas. O esforço vem da manutenção da qualidade da respiração de forma que, em movimentos ascendentes, inspira-se e, em movimentos descendentes, expira-se, mantendo a respiração contínua e profunda durante toda a prática. A respiração torna a prática vigorosa e facilita a realização das posturas.

Vinyasa Yoga não se trata de competição, rapidez ou flexibilidade, mas consiste na realização de ásanas, que são as posturas e pranayama, que é o controle da respiração sincronizados que surtem efeitos físicos, mentais e espirituais gradativamente.

Pela integração das funções da mente, do corpo e da respiração em um único momento, o praticante poderá experienciar a verdadeira alegria de uma prática. Cada uma das importantes posturas (asanas) é praticada com muitos e elaborados vinyasas (variações e movimentos). Cada variação é ligada à seguinte por uma sucessão específica de movimentos, todos sincronizados pela respiração.

Desde modo, a mente segue firmemente a contínua, calma e profunda respiração empregada, e a união da mente com o corpo acontece de uma maneira muito forte e presente.
O Surya Namaskar energiza todos os chakras, mas especialmente o Manipura Chakra (Chakra Plexo Solar).
Pode ser praticado a qualquer hora do dia, mas especialmente ao nascer do Sol.




Significado dos CHAKRAS

Vermelho: ativa o Muladhara Chakra, que é abastecido pela energia da terra e comanda os instintos de sobrevivência, autoconfiança e a nossa relação com o mundo prático.

Laranja: ativa o Swadhisthana Chakra, que rege o inconsciente coletivo, a expressão da energia sexual, a satisfação dos prazeres, a criatividade e a procriação.

Amarelo: ativa o Manipura Chakra, que é o centro de poder do corpo, pois governa a vitalidade, a energia e os impulsos. É por este Chakra que o prana (energia vital) penetra no corpo material.

Verde: ativa o Anahata Chakra, que favorece a inteligência emocional e o desenvolvimento da capacidade de amar, perdoar e nutrir a compaixão. Sua função é assegurar a imunidade e integrar os três primeiros chacras (relacionados à matéria) com os três últimos (ligados à espiritualidade).

Azul: ativa o Vishudha Chakra, que está associado à capacidade de comunicação dos pensamentos e sentimentos, ao desenvolvimento da generosidade e à evocação espiritual.

Roxo/ Azul índigo: ativa Ajna Chakra, que é a morada da intuição, da sabedoria e das atividades intelectuais. Fica além do mundo temporal ou físico.

Branco / Roxo: ativa o Sahasrara Chakra, onde reside a realização espiritual e a essência do ser. Desenvolvido, proporciona o despertar da consciência plena e a comunhão com o divino.



Lembrando que diante das possibilidades a maior IMPORTÂNCIA é se manter no aqui e agora: independente do tipo de prática.

“Mediante o domínio do yoga se adquire ao final o conhecimento da verdade que libera a alma da escravidão”.
Gheramda Samhita

Pratiquem! Mantenha o equilíbrio entre a mente e o corpo.

Namaskar!! _/\_

Yoga Ganapati
*Twitter: @YogaGanapati

Nenhum comentário:

Postar um comentário