quinta-feira, 11 de agosto de 2011

GRAVIDEZ e YOGA


" Descontrolados e ignorados, os hormônios podem ser nossos inimigos fisiológicos. Reconhecidos e compreendidos em suas atividades, são nossos aliados, aos quais podemos influenciar em nosso benefício"
Dr. Eliezer Berenstein

Até mesmo quando a mulher se prepara para ser mãe. Diante de muitas alterações hormonais, emocionais, fisiológicas, a Yoga atribuirá seus princípios e benefícios as gestantes antes do parto.
As práticas de Yoga, como qualquer outro exercício ou atividade física deverão se tornar regulares.
Todas as asanas podem ser praticadas durante os três primeiros meses de gravidez. Todas as posições de pé e as inclinadas para frente podem ser feitas com movimentos suaves, pois nesse período a coluna deve ficar fortee elástica, e não deve ser sentida pressão sobre o abdomen.



Baddha Konasana  e Upavistha Konasana (pernas afastadas uma da outra e estendidas lateralmente) podem ser praticadas ao longo de toda a gravidez e a qualquer hora do dia (mesmo após as refeições, exceto as inclinações para frente), pois essas duas asanas reforçarão os músculos pélvicos e a base das costas e reduzirão consideravelmente as dores pré-parto e pós-parto.


 Os pranaiamas poderão ser praticados em todo o período gestacional, desde que não haja retenção (kumbhaka),  a respiração profunda e regular ajuda consideravelmente o parto. Além de permitir um equilíbrio emocional e fisiológico à mãe. Possibilitando uma harmonia plena entre mãe e feto.




Lembrando que a união : corpo, mente e espírito sempre será embasada na felicidade e no amor. Em atitudes certas e pensamentos positivos. Essa integridade e sensibilidade que toda gestante experiencia ao longo da gravidez também tem como maior alicerce e base o AMOR VERDADEIRO e PURO.

Aceitar e agradecer a realidade e as condições físicas que o seu corpo vivenciará na gestação é importante. Seu equilíbrio emocional e físico estará em enorme conexão com o feto.

Uma ótima prática.

Namastê

_/\_

Nenhum comentário:

Postar um comentário