quarta-feira, 21 de julho de 2010

EXPLICAÇÃO CIENTÍFICA - REIKI E ACUPUNTURA

ACUPUNTURA E REIKI AGORA TEM EXPLICAÇÃO CIENTÍFICA

Pesquisadores avaliam efeitos e mecanismo de terapias alternativas em animais de laboratório
por Bruna Bernacchio







Ricardo Monezi testou o Reiki em ratos com câncer (Ilustração: Matheus Lopes)
Pesquisas recentes comprovam efeitos benéficos e até encontram explicações científicas para acupuntura e reiki.
Estudos sobre o assunto, antes restritos às universidades orientais, ganharam espaço entre pesquisadores americanos, europeus e até brasileiros. Recentemente, a Organização Mundial de Saúde (OMS) criou uma denominação especial para esses métodos: são as terapias integrativas.
Um artigo mecanismo da acupuntura contra a dor foi publicado por pesquisadores da Universidade de Rochester na revista Nature Neuroscience em 30 de maio. Criada há quatro mil anos, a prática consiste na aplicação de agulhas em pontos do corpo. Pela explicação tradicional, ela ativa determinadas correntes energéticas para equilibrar a energia do organismo.
Reprodução/ Shutterstock
Cientificamente, as agulhas teriam efeitos no sistema nervoso central (cérebro e espinha dorsal). As células cerebrais são ativadas e liberam endorfina, um neurotransmissor responsável pela sensação de relaxamento e bem-estar. O estudo dos nova-iorquinos descobriu uma novidade: a terapia, que atinge tecidos mais profundos da pele, teria efeitos no sistema nervoso periférico.
As agulhas estimulam também a liberação de outro neurotransmissor, a adenosina, com poder antiinflamatório e analgésico.
No experimento com camundongos com dores nas patas, cientistas aplicavam as agulhas no joelho do animal. Eles constataram que o nível de adenosina na pele da região era 24 vezes maior do que o normal e que houve uma redução do desconforto em dois terços. A equipe tentou potencializar a eficácia da terapia, colocou um medicamento usado para tratar câncer nas agulhas. A droga aprimorou o tratamento: o nível de adenosina e a duração dos efeitos no organismo dos aniamis praticamente tripliquase triplicou e o tempo de duração dos efeitos no organismo dos ratos também triplicou.
Mas este método não poderia ser feito em humanos porque o medicamento ainda não é usado clinicamente. “O próximo passo é testar a droga em pessoas, para aperfeiçoá-la ou para encontrar outras drogas com o mesmo efeito”, diz Maiken Nedergaard, coordenadora do estudo.
"Acreditar também permite fluir" Aceita e agradece!!
Namaskar...

terça-feira, 6 de julho de 2010

Citação inspiradora!!!

"Há dois tipos de pessoas: As que falam muito e dizem pouco, e as que falam pouco e dizem muito. Tente ficar no segundo time. Há menos competição. "
Krsna
Reflexão........
Meditação , o que não é !!
trecho extraído do fórum Yogabrasil
"O estado pleno de meditação pode ser desconhecido para mim. Não posso dizer como é, não sei dizer e assim, não posso ensinar. Muitas pessoas chamam coisas que "não são" meditação, de meditação. Então, não é uma questão de ser fácil ou difícil, é uma questão de saber quando não é. Mas nós todos sabemos que a meditação acontece no silêncio e no vazio da mente então, nós podemos falar sobre o que não é meditação.
O barulho da mente não é meditação. A visualização, a formação de imagens na mente, não é meditação. A concentração, não é meditação. A oração pronunciada verbalmente ou mentalmente, não é meditação. " a meditação existe quando não há o meditador".
Enquanto houver um centro comandando, não há meditação. Enquanto estamos querendo meditar, não meditamos porque enquanto houver desejo, seja ele de que tipo for, até mesmo um "santo" desejo, não há meditação. Enquanto houver esforço, compulsão, não há meditação.
A meditação é aquele estado que ocorre livre, espontâneo. Não é sonho, não é "viagem", pelo contrário, é a mais perfeita e sensível realidade.
A meditação só pode ocorrer no momento "agora", ela não serve nem ao passado e nem ao futuro, ou melhor dizendo, ela não existe nestas dimensões. Ela não existe no "tempo" que é passado ou futuro. Não existe método nenhum para a meditação porque ela é a benção de Deus para todos os homens, é a Graça que é de graça, é o canal com o eterno, com a sabedoria, com a fonte.
É a finalidade de toda a verdadeira religião, de toda a prática espiritual, de todas as artes orientais e das religiões nativas. Não existe "como" meditar. Nenhum mestre poderá nos "ensinar" a meditar. Ele poderá nos fazer compreender o que não é meditação e através desta compreensão, percebemos porque "não" meditamos.
Você precisa atingir um grau profundo de relaxamento consciente que se chama: atenção. Atenção, percepção ... meditação. Mas agora estamos falando em "provocar em nós" este estado, e portanto, ter a consciência dele.
Sobre os procedimentos básicos para que, talvez, ela ocorra, podemos falar porque nós os conhecemos. E estes procedimentos, inevitavelmente, passam por práticas físicas. As práticas físicas disciplinam o corpo e a mente, fazem a energia circular e desbloquear pontos chaves no corpo(chakras energéticos).
Precisamos deste fluxo de energia forte e saudável para que a meditação possa ocorrer. Um corpo indisciplinado, não sabe relaxar para poder meditar, o que não significa que, alguém , que nem sabe do que estamos falando, já não tenha experimentado este estado.
A meditação ocorre independente da nossa consciência. Apenas, não sabemos. Compreendendo este ponto, acho que estamos prontos para permitirmo-nos que ela aconteça.
Meditação é silêncio e solidão da mente, é a mente desacompanhada, irremediavelmente, incondicionalmente só ... É o estado de absoluta PUREZA mental , é o reino do céu que para ser penetrado, exige a pureza (inocência, ingenuidade, sutileza) de uma criança ... e TODO o ser humano tem direito à isto.
Reflita......
Mantra Universal do Tantra Yoga: BABA NAM KEVALAM
vídeo no Yotube.
Namaskar!